Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Visita de estudo ao Centro Cultural de Belém

Os formandos dos cursos EFA da Escola Secundária Leal da Câmara realizaram uma visita de estudo no dia 3 de Abril ao Centro Cultural de Belém.
A visita ao Museu Berardo, mais concretamente à exposição "Mappa Mundi", foi agradável.

Iniciámos com...

Em que a imagem da direita significa a divisão do mundo devido ao colonialismo.


O aspecto mais interessante da visita foi...


uma imagem projectada no chão e que estava em constante mudança, resultante de umas câmaras posicionadas no piso superior do museu.








No decorrer da visita, fora mostradas inúmeras obras que tinham como ponto de vista a nossa posição no mundo.

Aqui, observamos o mar Mediterrâneo no espaço central e em torno deste existem vários tipos de cadeiras representantes dos diversos países banhados por este. As cadeiras estão viradas para o centro, de modo a que quem se sente lá, possa ter contacto visual com todos - diálogo intercultural?




O conjunto de obras mais interessantes foram as de um artista chinês que inscreveu o mapa de China nas suas próprias costas, assinalando cada local visitado com uma tatuagem feita no momento.


A finalizar, na exposição havia uma sala completamente pintada de azul e à partida poderíamos pensar que não tinha qualquer significado, mas quando a guia nos explicou que o azul significava o mar, nessa altura percebemos como nos sentimos pequeninos no meio de tanta "água".

Sem comentários:

Enviar um comentário