Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Visita ao Museu Colecção Berardo

A visita de estudo ao CCB  foi programada no âmbito da unidade 6 de CLC, com o objectivo de sabermos mais sobre as questões da Mobilidade e das Configurações do Mundo. Esta visita foi guiada e tivemos uma boa percepção das principais obras de arte que o museu tinha nesta exposição.

A guia falou-nos que o debate sobre a Cartografia surgiu da necessidade do homem poder retratar, desenhar em pormenor os factos que aconteceram ao longo da história, sendo que vários artistas destacaram-se na época contemporânea. Recordo que cada um dos artistas apresentou uma obra de arte a pensar sempre no universo moderno, pleno de desafios que convidam os mais curiosos a estarem atentos.

Observei várias obras dos artistas nacionais e internacionais, mas o que mais me interessou foram as obras de um artista francês que recortou jornais e fez um mapa da cidade que representa o caminho de ferro da França em letras pequenas.
Também observei uma obra em que uma artista brasileira
 recortou um livro ("Cidades Invisíveis") em pequenas fitinhas com nomes da rede rodoviária e fez o mapa de uma cidade imaginária. Outra artista holandesa que construiu um vestido com figuras de mapa do mundo... e o usou!


Curioso foi igualmente observar as duas obras em espelho, uma para o sexo feminino e outra para o masculino, contendo mapas da Europa, em que estavam inscritas palavras consideradas obscenas nas línguas locais.






Por último, o jovem chinês
que tatuou nas costas o mapa da China em tempo real e em cada local visitado.


Gostei muito de ver a exposição do mapa que representava o mar Mediterrâneo através de um enorme espelho que estava no centro, e à sua volta estavam diferentes cadeiras reprentativas dos diferentes países e culturas.Também me chamaram a atenção outras imagens do mundo e considero que esta visita foi muito interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário