Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Doçaria de AVEIRO

      A região de Aveiro, para além de apresentar uma variedade gastronómica de saborosos pratos tradicionais de peixe e carne, é conhecida pela diversidade e riqueza da sua doçaria, na qual se destacam os Ovos Moles, as Raivas, o Pão-de-Ló de Ovar e os Pastéis de Águeda. A história das respectivas receitas está envolta em mistério: a sua origem tanto é atribuída ao Convento das Carmelitas como ao Convento de Jesus, mas têm sem dúvida origem conventual.
     Os Ovos Moles de Aveiro são um doce muito conhecido e apreciado. Já Eça de Queiroz, em Os Maias, lhes faz referência: "São seis barrilinhos d’ovos moles de Aveiro. É um doce muito ‘chic’ ... Pergunte V. Exª ao Carlos. Pois não é verdade, Carlos, que é uma delícia, até conhecido lá fora?"
 Ainda hoje é possível encontrar locais em que a receita original e os processos de confecção não se alteraram: são os pequenos detalhes, como o uso do forno a lenha, a panela de cobre, de taças de barro e a colher de pau, que lhe dão o verdadeiro sabor.

As Raivas têm uma tradição com mais de 200 anos. A forma deste biscoito é uma espécie de flor desajeitada, tendo na sua base ingredientes como a farinha, os ovos, a manteiga e o açúcar. Apesar de parecerem de fácil confecção, as Raivas exigem uma experiência de longa data na sua execução, para assim manterem o sabor e a forma, que as distingue.

Sem comentários:

Enviar um comentário