segunda-feira, 16 de maio de 2011

HERDADE DO FREIXO DO MEIO


HERDADE DO FREIXO DO MEIO

» Este foi o cartaz que nos incentivou a visitar a Herdade!!

Depois de chegarmos à Herdade tivemos uma pequena surpresa, começou a chover :)
Mas nem isso nos fez desistir!!

Depois de vermos os primeiros atractivos, começamos uma pequena caminhada, achava eu que era pequena...

Caminhamos, caminhamos, caminhamos e nada.. nunca mais via o fim, estava já com os pés ensopados em água e, como não podia deixar de ser, o corpo também.



Encontramos alguns animais pelo caminho que nos iam animando a caminhada...e finalmente chegamos ao ponto de partida!!!

Preparamos a trouxa e fomos abancar numa mesa para recarregar baterias. Este almoço soube pela vida.

Como o tempo por incrivel que pareça, ainda piorou, decidimos ir visitar Montemor-o-Novo. Foi uma visita engraçada com gente divertida mas podia ser melhor que tivéssemos tido sorte com o tempo.

sábado, 14 de maio de 2011

Herdade da Amendoeira

Turismo Rural na Herdade da Amendoeira

A Herdade da Amendoeira fica a 2Km de Santana do Campo, freguesia e concelho de Arraiolos, a pouco mais de uma hora de Lisboa. Para fugir da agitação, exigências e rotinas constantes da vida citadina tem à sua espera um espaço para relaxar e apreciar o mundo rural.
A recuperação das instalações de uma antiga abegoaria deu lugar ao espaço do agro-turismo onde poderá usufruir de: dois módulos de dois quartos duplos com casa de banho privativa e sala de estar comum; um pavilhão de caça que inclui uma zona de estar e uma zona de refeições; um salão de jogos e uma mercearia.
Nos dias de calor pode usar a piscina, e nos dias de frio existe o aconchego da lareira do pavilhão de caça.
Com o objectivo de conseguir a sustentabilidade deste espaço rural apostam na diversificação de actividades ao nível do turismo, agro-indústrias e agro-pecuária.

Caça Turística e Pesca Reservada

A Herdade da Amendoeira possui duas barragens, ambas vedadas ao gado e a explorações pecuárias intensivas.As suas águas calmas e límpidas proporcionam aos amantes da pesca uma jornada espectacular nos pégos de água existentes ao longo dos 3 Km de ribeira que serpenteia a propriedade.




Produtos biológicos da herdade:
a mercearia vende mel, compotas, licores e queijos de produção própria. Para além disso é também o ponto de venda de produtos tradicionais e típicos da região como os vinhos, o azeite, os enchidos e até o artesanato.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Visita de estudo à Herdade

Ao 30º dia do mês de Abril do corrente ano, efectuou-se uma visita de estudo à Herdade do Freixo do Meio, que se situa em Montemor-o-Novo, Alentejo.

Estava um dia feio, a chover, mas tal facto não fez desanimar ninguém, até pelo contrário, houve cantoria e boa disposição durante a viagem.




Ao chegarmos lá, deparámo-nos com uma exposição de pintura.
Ao passearmos pela herdade, estavam a decorrer algumas actividades, tais como o jogo tradicional do chinquilho, ou o tiro ao alvo.
De seguida, surgiram os animais no horizonte...






De seguida, foi a parte mais difícil, a caminhada, foi complicada porque como havia chovido e chovia, estava tudo enlameado, o que originou a que se ficasse molhado até aos joelhos...  Além da caminhada, estavam a decorrer duas actividades em simultâneo: o passeio de burro e o curso para cães pastores.
Na hora do almoço, havia a possibilidade de almoçar na herdade - vejam só a ementa...

Inserido no perímetro da herdade, existia uma loja onde se podia adquirir produtos biológicos locais









Depois fomos passear até Montemor-o-Novo e aproveitámos para tirar a fotografia da praxe!

Visita de estudo a Montemor-o-Novo

A chegada à Herdade
 A visita de estudo a Montemor-o-Novo começou na Herdade do Freixo do Meio, onde decorria o "Encontro de Primavera".  Assim, existiam diversas atracções, como é o exemplo do concurso dos cães pastores e a tosquia de ovelhas. Havia ainda algumas exposições, venda de produtos biológicos da herdade e  almoço (onde se destacou o cozido elaborado à moda antiga em pote de barro). O grupo ainda efectuou um percurso a pé (e debaixo de chuva) pela herdade...

O grupo e os burros

Visita de estudo a Montemor-o-Novo

No dia 30 de Abril fizemos uma visita de estudo à Herdade do Freixo do Meio no Alentejo, que foi para mim uma experiência muito agradável. Devo dizer que gostei imenso e, para ser sincero, foi a primeira vez que tive um contacto directo com a natureza. Assim, não obstante a chuva, valeu a pena.
Pude ver os famosos porcos pretos, os perus, os burros e cavalos. Tambem gostei de ver os cães pastores e a maneira como os cães conseguiam organizar o rebanho das ovelhas, Outra coisa que também me chamou bastante a atenção foi a tosquia das ovelhas, pois os homens são tão rapidos que conseguem fazer um corte em menos de um minuto. Adorei mais adorei a caminhada, as explicações dos guias, a importância que cada planta tem naquele meio para o ecosistema. No final, ainda houve tempo para percorrer Montemor-o-Novo, onde visitámos o Convento de São Domingos. Aconselho vivamente todas as pessoas a visitarem a Herdade do Freixo do Meio, pois não se vão arrepender.


»Vista de Montemor-o-Novo

Visita de estudo de dia 30 de Abril

Nós, os formandos dos cursos de Formação e Educação de Adultos da Escola de Leal da Câmara, fomos visitar a Herdade do Freixo de Meio no âmbito das áreas de CLC, CP e STC. Partimos da Escola de Leal de Câmara, às 8h 45mn e chegámos ao Montemor-o- Novo por volta das 11h10m.
Fizemos uma pausa perto do supermercado InterMarché e daí seguimos para a Herdade, observando aquele vasto terreno verdejante com imensos olivais, sobreiros e pastagens.
Chegados à Herdade, começamos por ver cães pastores. Visitamos algumas exposições de produtos biológicos como: carne, queijo, doces, ervas, sabão, etc.

Antes do almoço, partimos para o um passeio a pé pela Herdade, ainda a chover, acompanhados de alguns elementos da Quercus que nos mostraram algumas ervas comestíveis e outras venenosas que nasciam espontaneamente. Ainda durante o percurso vimos animais como: ovelhas, burros, cavalos, perus e porcos.
Regressamos para o almoço. Aproveitamos para saborear a comida biológica, havia pratos como: leitão assado, enchidos grelhados, cozidos à Portuguesa, saladas, doces, bebidas.

Apesar de a visita não ter correspondido às minhas expectativas, diverti-me imenso.
Ainda antes do regresso visitamos o Convento de São Domingos, onde estavam representados vários trabalhos artísticos, exposição de doces e bebidas da região de Montemor-o-Novo.



Foi um dia diferente e gostei de passar um dia fora daquilo que é a minha rotina.
Obrigado a todos os formadores e colegas que proporcionaram este evento tão agradável.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Proposta de cartaz publicitário

Uma vez que estamos a terminar a formação na Área de Cultura, Língua e Comunicação, deixo aqui a minha  proposta de um cartaz/poster de publicitação do blogue da turma para a II Mostra de Trabalhos (Festa dos EFA):



Lembro que os comentários e sugestões de melhoria são bem-vindos! Este é um primeiro esboço, pois podemos fazer novos cartazes e, sobretudo, seria interessante incluir uma fotografia da turma inteira!